No passado dia 24 de janeiro, por ocasião da celebração do 40.º aniversário da fundação da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, a Agência Ecclesia publicou uma entrevista com o Pe. José Maia em que este se pronuncia sobre as políticas públicas de asfixia financeira do sector social privado, que nos lembram como muitos dos aspectos da vida política e económica do nosso país não nos podem ser estranhos nem ficar à margem da nossa actuação quotidiana como cristãos.
Ligado à génese da organização nacional do sector social privado como primeiro presidente da instituição aniversariante, o Pe. Maia dá-nos nesta entrevista um testemunho notável e qualificado sobre as dificuldades que foi sendo necessário ultrapassar desde os primeiros tempos em virtude da sistemática irresponsabilidade e incúria do Estado no que respeita a tantas organizações dedicadas ao apoio dos mais carenciados.
De forma a podermos tomar uma posição bem fundamentada acerca do assunto, que até nos toca de perto no que respeita ao nosso Centro Social, sugerimos a respectiva leitura:
Aproveitamos também para destacar a entrevista realizada pela Agência Ecclesia em 9 de agosto de 2019 ao Pe. José Maia, associada à celebração do 50.º aniversário da sua ordenação sacerdotal.