Jesus referiu “Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos”. Por analogia veio-me à memória o período actual que todos vivenciamos. Difícil sem dúvida, mas é preciso manter o entusiasmo, a fé e a esperança. Não deixar de todo morrer os nossos sonhos e aspirações. Vamos lutar para alcançar esse propósito apesar de todas as dificuldades com que nos iremos, certamente, confrontar.
E lembremo-nos também de Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe. Maria torna-nos pessoas melhores através da oração perseverante do rosário, enquanto manifestação de fé, de esperança e de caridade, concedendo-nos inúmeras graças. Contemos com a sua intercessão junto de Jesus e a sua maternal protecção, de que tanto carecemos nestes momentos conturbados e nos dias vindouros em que precisamos de manter vivo o nosso entusiasmo, a nossa fé e a nossa esperança.
“Nada nos pode separar do amor de Deus, que está
em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8,39
• João 16,29-33
… neste mundo sofrereis tribulações; contudo, tenham ânimo. Eu venci o mundo!
Os dias são incertos. As relações estão construídas em areia movediça e as regras de jogo actuais promovem a cada dia as separações. Desconfiança, medo, insegurança são reacções naturais. Contudo, Jesus insiste: tem confiança!
Tu olhas para mim, Jesus, e eu sinto o teu apelo a ter calma. Tu aproximas-te de mim e eu percebo como a tua presença é mais forte que todas as turbulências que me rodeiam. Tu dizes-me palavras de paz e eu descubro que posso confiar, que posso deixar de ter medo e confiar em Ti.
• João 15,9-11
Como o Pai me amou, assim eu os amei; permanecei no meu amor.
O amor verdadeiro não é um arrepio na espinha. Não é como um fogacho intenso que logo passa e desaparece. O amor sério resiste a tudo, ao desgaste do tempo e não tem medo de enfrentar as vicissitudes da vida.
Jesus, hoje sinto vontade de Te rezar de joelhos. Tantas vezes procurei alegria longe de Ti e desanimei, distraí-me de Ti.
Mas felizmente, Tu insistes e chamas-me de novo. Se Tu me aceitares de volta, eu gostaria de permanecer contigo outra vez, pois sei que és a minha força, a minha esperança.